quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Situação financeira dos hospitais do Rio

Karina Gutman
Fonte: Arthur Leal, 
oglobo.globo.com (Adaptado)
em 18/09/2018


Em Setembro deste ano, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio (Cremerj) expôs a situação de quatro hospitais municipais, a partir de fiscalizações feitas durante o mês. Superlotação e falta de médicos são apenas alguns dos problemas tidos como resultado, problemas estes que já são de conhecimento dos moradores. Para eles, o problema existe por conta do corte de orçamento feito pela Secretária Municipal de Saúde. Os hospitais visitados foram os Evando Freire, Pedro II, Albert Schweitzer e Lourenço Jorge.

O primeiro é relatado como em estado crítico, com sua falta de material, mal uso dos leitos e superlotação. O Hospital Municipal Pedro II também enfrenta dificuldades, tendo diversas cirurgias canceladas devido também à falta de materiais, além da falta de enfermeiros na equipe, má organização dos pacientes e falta de segurança para os mesmos.

O Hospital Albert Schweitzer foi fiscalizado no dia 10 de setembro e, neste, o problema divulgado, além da escassez de leitos de UTI e de clínica e da omissão de previsão de uma possível reativação, equipamentos necessários estão em falta. Por fim, do Lourenço Jorge obteve-se a informação de que há déficit de profissionais e falta de vagas na UTI.

A seguinte declaração foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde: 
"A Secretaria Municipal de Saúde informa que estão sendo concluídos diversos processos de compras de novos equipamentos, como intensificadores de imagem e tomógrafos, que serão adquiridos com verbas de emendas parlamentares, entre elas uma emenda de R$ 50 milhões, liberada em 7 de março, que permitiu a compra de um aparelho de ressonância magnética para o Hospital Miguel Couto, na Gávea, o primeiro da rede a contar com o serviço. Só esse equipamento custa cerca de R$ 4 milhões. O empenho já foi feito e o processo de compra segue seu trâmite legal. Além da ressonância, estão entre os novos equipamentos aparelhos de tomografia computadorizada de última geração, novas camas hospitalares, aparelhos de raio-X, aparelhos de ultrassonografia, intensificadores de imagem (usado em procedimentos como aneurisma cerebral e marcapasso), microscópios oftalmológicos, além de diversos equipamentos de oftalmologia para a realização de cirurgia de catarata, entre outros procedimentos, autoclaves (aparelho para esterilização de materiais), carrinhos de anestesia, macas clínicas, ventiladores microprocessados, bombas de infusão, berços para maternidades, e computadores, que vão auxiliar na implantação do prontuário eletrônico nos hospitais. Fora a compra de equipamentos, foi autorizada a chamada de 82 médicos para a recomposição de quadro das unidades com administração direta. A SMS reitera que trabalha com a Secretaria Municipal de Fazenda no alinhamento do calendário de repasses. Os pagamentos são garantidos e feitos conforme a disponibilidade financeira e orçamentária". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário